domingo, 13 de julho de 2014

Cinco Lições de design por Steve Jobs

Rafael Costa / designer gráfico

Quando comecei a estudar design eu percebi que muitos outros estudantes (e até mesmo profissionais) veneravam Steve Jobs. Na blogosfera é bem fácil você encontrar designers que tratam Steve Jobs como um deus.
Eu não me incomodo com isso, o que me incomoda é ver que existem muitos desses “seguidores de Jobs” que o veneram sem saber o porquê, simplesmente veneram por que outros veneram.
Sendo assim decidi escrever esse artigo falando sobre essa figura tão presente no universo dos designers, vou contar um pouco do que aprendi sobre essa pessoa emblemática e polêmica e assim ajudar os leitores a entenderem por que Steve Jobs é uma fonte de inspiração para acadêmicos e profissionais.
Antes de iniciar eu gostaria de deixar bem claro que eu não me considero um dos designers que veneram Steve Jobs, aprendi a admirar o trabalho dele, a visão que ele tinha do design me serve de inspiração, porém não sou a favor de várias atitudes que ele tinha como pessoa, mas como ninguém é perfeito não vou aqui falar sobre o ser humano Steve Jobs e sim o profissional Steve Jobs.
Também pretendo deixar a decisão de admirar ou não Steve Jobs nas mãos de cada leitor e que cada um tire suas próprias conclusões.
Desejo apenas expor nesse artigo as características de Steve Jobs que o colocam como um profissional que merece especial admiração devido a sua intensa paixão pelo design e como ele aplicava isso não apenas no trabalho, mas também em sua vida.
Em meu primeiro artigo no Choco La Design vou apresentar cinco lições que aprendi depois que conheci um pouco mais sobre a vida de Steve Jobs.
São lições práticas que podem ser aplicadas no nosso dia a dia e que, se bem utilizadas, trazem resultados eficazes em nosso trabalho como criativos.
 
Leia na íntegra: Cinco Lições de design por Steve Jobs

Nenhum comentário: