segunda-feira, 17 de junho de 2013

A Igreja está crescendo ou inchando?

A igreja evangélica está crescendo absurdamente em nosso país, em 2010, dados do IBGE já apontavam mais de 42 milhões de membros. O lamentável nesses números é que os evangélicos crescem, mas o discipulado não; ganham força em áreas políticas, mas a credibilidade diminui; igrejas lotadas, mas as bíblias continuam esquecidas nas prateleiras.
Peter E. Gill dizia que “todo o evangelismo feito no mundo por uma igreja que não é santa e reta não valerá uma montanha de feijão se tratando de poder para mudar o mundo”. O fato é que, o número de evangélicos cresceu, entretanto, não há diminuição no índice de ladrões, corruptos, divórcios e adolescentes grávidas.

Concordo com Ronald Sider quando escreveu “ nos alardeamos com orgulho nossa doutrina ortodoxa sobre Cristo como verdadeiro Deus e verdadeiro homem, mas desobedecemos seus ensinamentos”. Se metade dos cristãos seguissem a bíblia sagrada já teríamos espantosas melhorias, principalmente se tratando de convívio em sociedade. O grande problema é que as igrejas não crescem, apenas incham, ou seja, só número. Um dos culpados são os próprios pastores que procuram trazer o 'mundo' para dentro dos templos com a desculpa ridícula de atrair os pecadores; todavia, os membros se acomodam falando amém para tudo que ouvem enquanto suas bíblias com folhas já amareladas se enchem de poeira.

O que vemos hoje são grupos de lobos disfarçados de ovelhas que, ao mesmo tempo que sobem ao altar e colocam uma mão sobre a bíblia, a outra está agarrada ao mundo. A maior parte das igrejas são abertas com um plano de marketing definido preparado para a 'corrida maluca': leva o prêmio de popularidade o culto com maior número de pessoas. E pra alcançar tal objetivo vale tudo, desde versículos distorcidos até lencinhos suados ungidos.

Servir a Cristo significa esquecer de si e caminhar conforme Ele ordene (contudo o "caminhar com Ele" significa também sofrer tribulações ao contrário do que temos ouvido das teologia da prosperidade e determinação). Minha indignação está na hipocrisia das pessoas em dizerem que pertencem a Deus e suas atitudes não corresponderem. Tratam Deus como se fosse 190. 

Ao escrever o livro O Escândalo do Comportamento Evangélico, Ronald foi muito feliz na frase: “os evangélicos afirmam crer nos valores bíblicos e no poder de Deus para transformar o mundo . Contudo, muitos não vivem de modo diferente do mundo, ou seja, um escandaloso número de cristãos não vivem o que pregam.”

Se é esta a igreja fundamentada em modismo e antropocentrismo que pretende ser arrebatada para a vida eterna, seus valores precisam urgentemente serem repensados.
 

Nenhum comentário: