quinta-feira, 9 de maio de 2013

O mar de emoções – Você e eu vivemos nele, por isso temos de aprender a navegar

IVAN MARTINS

Um comentário azedo é capaz de estragar uma tarde de sábado. Uma resposta ríspida, logo cedo, coloca um dia inteiro na direção errada. O sentimento de incompreensão nos lança em isolamento a 100 metros do outro, ainda que sentados no mesmo sofá. Às vezes é algo que ela falou, às vezes é a maneira como ele disse. De alguma forma, produz-se a fagulha que inicia uma briga ou cria o distanciamento - e, dado o primeiro passo, somos incapazes de voltar atrás. Quem nos salva de nós mesmos se estamos mergulhados em nossas mais sombrias emoções?   
Algumas vezes, tenho a impressão de que os sentimentos controlam a totalidade nossa existência. A sua, a minha e a de todos os demais. Nessas ocasiões, a racionalidade me parece uma camada muito fina do que nos faz humanos. Sob a película da lógica e das palavras, move-se dentro de nós um mar de emoções que nos comanda - e, a despeito de nós mesmos, elege as nossas disputas e define as nossas afinidades.
 
Leia na íntegra: Revista Época

Ivan Martins lançará o livro Alguém Especial no Rio de Janeiro, no dia 20 de maio, a partir das 19h, na livraria Saraiva do shopping Rio Sul. O autor é editor-executivo da revista Época

Nenhum comentário: