quinta-feira, 27 de setembro de 2012

12 Salão Internacional de Humor de Caratinga: ao mestre com muito carinho



Ziraldo é um dos mais conceituados cartunistas do Brasil e do mundo, assim como, um dos mais aclamados escritores infantis. Foi fundador e, posteriormente, diretor do periódico O Pasquim, tabloide de oposição ao regime militar. Criou personagens famosos, como o Menino Maluquinho, Jeremias, o Bom; O menino quadradinho, Uma professora muito Maluquinha, A supermãe, etc. Em 1960, lançou a primeira revista em quadrinhos brasileira, A Turma do Pererê, feita por um só autor e a primeira a ser produzida no Brasil totalmente colorida.

Em outubro, Ziraldo completa 80 anos de vida. Cabe a nós, cartunistas, mostrar nossa gratidão a Deus por esse extraordinário desenhista e flamenguista Ziraldo. Envie, então, caricaturas, cartuns e charges sobre esse mineiro de Caratinga que invadiu o mundo, conquistou vidas e influenciou milhares de pessoas. Vamos caprichar e fazer dessa a melhor homenagem a esse oitentão. Para isso, o cartunista Edra, que organiza o Salão de Humor de Caratinga nos últimos 12 anos, fará uma exposição que poderá ser montada em outros locais pelo Brasil, além de Caratinga/MG, em uma colaboração conjunta com as flashexpo. 

O 12 Salão Internacional de Humor de Caratinga funcionará de 27 de outubro a 23 de novembro deste ano, na Casa Ziraldo de Cultura.

Os cartunistas podem enviar seus trabalhos por e-mail para: casaziraldo@gmail.com, formato A3, jpg, 300 dpi, qualidade média. 

Os trabalhos serão aceitos até o dia 10 de outubro de 2012. 

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

GeraçãoJC: charges da próxima edição

Charges da próxima edição da revista GeraçãoJC que traz, como matéria de capa, “O jovem cristão na universidade”. O texto apresenta tópicos interessantes, entre eles, o confronto com ideologias e professores ateístas; tentações; amizades que são má influência e formas de testemunhar a sua fé.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Exposição Portinari com Humor ganha nova montagem em Niterói

Cartaz do evento
A Sala de Cultura Leila Diniz, espaço cultural que acaba de completar 1 ano de atividades, abre suas portas para a exposição Portinari com Humor, mostra coletiva com 33 artistas que criaram caricaturas, cartuns, pinturas e esculturas para homenagear o pintor Cândido Portinari.
A idéia do evento é lembrar os 50 anos de ausência do pintor brasileiro que faleceu em 1962, no dia 6 de fevereiro. A inauguração acontecerá no próximo dia 4 de outubro, às 18h, permanecendo na galeria até o dia 31.
Para prestigiar a terra de Arariboia, foram convidados os desenhistas Adam Rabello, André Flauzino, Cesar Guedes e Denis Mello, que residem em Niterói. A lista se completa com artistas de diversas localidades do país: Adail, Alessandra Nogueira, André Brown, Bárbara Sotério, Biratan, Cida Calu, Glen Batoca, Cris Pires, Guto Respi, Guidacci, Hermé, Inês Maciel, J.Bosco, Jeff Bonfim, Junior Lopes, Liliana Ostrovsky, Luis Mondego, Magon, Marcia Mendes, Marguerita Bornstein, Mônico Reis, Nei Lima, Pedro Dias, Romero Cavalcanti, Rose Araujo, Shimamoto, Souza, Zé Andrade e Zé Roberto Graúna.
A Sala de Cultura Leila Diniz fica na sede da Imprensa Oficial do Rio de Janeiro, Rua Heitor Carrilho, 81, centro de Niterói.

domingo, 23 de setembro de 2012

Show da banda PravdaCore e Thalles Roberto, no Clube Mauá, em São Gonçalo

Com Déborah Lemos, da banda Pravda Core, e Fernanda, minha princesa, juntamente com nosso fofucho, logo após a apresentação no Clube Mauá. Momentos depois, tivemos o show de Thalles Roberto. Foi muito legal! Que o Senhor Jesus continue a usar a banda e Thalles para louvor e exaltação do nome dEle.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Internet pode diminuir a inteligência e a empatia, diz pesquisadora

Susan Greenfield em Londres
Olha, minha opinião é a seguinte: PODE. Na realidade, internet pode tudo. Depende da nossa consciência em relação ao uso dessa ferramenta que PODE nos tonar mais inteligentes e burros. Depende de como a usamos. O Facebook, por exemplo, tem sido uma ferramenta da internet extremamente interessante, muitíssimo legal em vários aspectos. Porém, também algo que pode gerar antipatias, brigas, inimizades, etc. Há bom tempo atrás, o Pasquim publicou uma matéria com Ziraldo em que tinha como título o seguinte: “Ziraldo sai do Pasquim para entrar para a história”. Na entrevista, o renomado cartunista dizia que saía do Pasquim porque o Pasquim deixou de ser a parede do mictório da ditadura militar. Ou seja: sem ditadura, perdeu a graça! Por quê estou falando isso? Simplesmente porque muitos já estão fazendo do Facebook uma “parede de pichações” sem absolutamente nenhum propósito! Enquanto que, na época, Ziraldo tinha lá seus motivos, afinal, a ditadura dava seus últimos suspiros de vida. Pronto. Não havia mais sentido reunir toda galera (cartunistas, articulistas, leitores em geral) do Pasca diante de uma parede que perdeu seu propósito. Pra que pichar? Perda de tempo.
Podemos, sim, sermos inteligentes e burros ao fazermos uso da internet, depende, repito, de como a utilizamos, com que propósito, do contrário, melhor coisa a fazer é sairmos o quanto antes e, assim, “entrarmos para a história” deixando um legado de boas ideias, ótimas intenções. Penso que cada um deve parar e agir conforme sua consciência. Ou optamos pela banalização e nos tornamos idiotas emburrecidos; ou optamos pela seriedade, sobriedade e ética e nos tornamos mais e mais inteligentes, solidários e afetuosos. Sou falho, mas prefiro a segunda opção. Que Deus nos ajude! 

Leia a matéria na íntegra publicado na Folha de São Paulo